quarta-feira, 23 de outubro de 2013

UM DIA É DA CAÇA , O OUTRO DO LOBÃO... Por Maria Lucia Andrade Pinto



Formar uma opinião segura sobre os resultados concretos desse leilão? Não se deve não! Se for tirando o véu diáfano da fantasia, ponto por ponto, com maquininha de calcular à mão, o vivente já fica cabreiro. 

Mas tudo vai piorar consideravelmente, se ele lembrar que a Petrobrás já é cerca de 50% NÃO NOSSA e que, portanto, mais uma subtraçãozinha terá que ser realizada. Bom, vem então uma primeira dúvida cruel: que diabo de leilão foi esse onde só houve uma proposta? Segundo o dicionário Houaiss, a definição de leilão é a seguinte:"venda pública de objetos, sob pregão de leiloeiro, em que os arremata quem oferece maior lance; arrematação, hasta, leiloamento".


Como observou Paulo Kliass: "Leilão do "eu sózinho" é uma brincadeira. O maior lance é também o menor. Pois é o único! E fim de papo!" E se vc resolve situar bem as coisas, é levado a pensar na pessoa que ocupa o cargo de Ministro das Minas e Energia. Quando atores que estiveram a serviço da Ditadura Militar e participaram de esquemas corruptos e corruptores em governos subsequentes passam a ter um papel de tal monta na gerência da política do petróleo, fica o patrimônio de todo povo brasileiro sujeito a ações um tanto quanto.


Vitorioso com a privatização do campo de Libra, é como se declara o ministro Edson Lobão, que faz parte da Tropa de Choque da turma do Sarney. Foi ele um dos principais ativistas da privatização nas telecomunicações e na entrega da Vale aos bancos privados durante o mandarinato FHC. Não é, portanto, um amador no campo da privatização desvairada. Tem currículo e pedigree.


Não obteve, naquela ocasião, em que se notabilizou por ter sido pego em flagrante quando votava por ele e por um senador ausente, vitória na privatização do petróleo. Mas agora, marcou tento nessa área. O seu dia de completa glória chegou!


Maria Lucia Andrade Pinto

Nota de Aline Castro:  

em conversa por rede social em seu F.B a autora fala de seu ponto de vista sobre o leiláo do campo de libra e me pareceu relevante possiblitar sua apreciaçáo aos  leitores deste artigo . Segue abaixo:

"...eu te respondo querida, que apoiava sim uma outra proposta,que não é a que foi encaminhada pelo Governo, redundando no leilão de ontem. Era exatamente aquela que era apresentada pelos trabalhadores do setor petroleiro.Proposta essa que está consubstanciada em documentos, que circularam amplamente, como certamente vc acompanhou.E que foram também apoiadas por especialistas do setor petroleiro:cientistas, como Pinguelli, engenheiros como Ildo Sauer, Paulo Metri,geólogos, como Estrella, etc Eu te diria que basicamente, haviam duas propostas em discussão: a do Governo,que parte de uma determinada visão econômica,financeira, política e social e a outra proposta,àquela dos petroleiros, que parte de uma outra visão econômica,financeira, política e social. Eu não ousaria ter uma proposta minha, para um setor tão específico. Como a maioria dos amigos, que não são especialistas na área petroleira, simplesmente a gente apoia aquela proposta que está em acordo com a nossa visão em termos econômicos, etc É uma decisão que cada um de nós tomou depois de analisar o assunto e concluir.Como o mundo não acabou só porque houve um leilão,o que se pode esperar? Que as duas visões vão continuar a existir, exatamente porque cada uma dessas visões tem uma base na práxis, no processo social, na realidade. A História não acaba porque se adota uma determinada visão no encaminhamento de um problema dessa natureza, que diz respeito a toda população brasileira. --É por essa razão que é sempre interessante que os governantes ouçam atentamente os representantes das visões antagônicas para tentar chegar a um consenso. Bom seria que a Presidenta tivesse recebido os representantes dos trabalhadores petroleiros que, inclusive, pleitearam ser ouvidos por ela, em Carta polida e respeitosa, assinada por 80 entidades de âmbito nacional,incluídas aí, todas as centrais sindicais, o MST, a UNE. Teria se perdido, por esse motivo, a excelente oportunidade de abrir um amplo debate sobre que política petroleira interessa a maioria do povo brasileiro, afinal, o dono do petróleo existente no Brasil? A minha impressão é que, essa questão do petróleo é tão sensível ao povo brasileiro, que a realização desse leilão veio motivar um amplo debate não só sobre a política petroleira como em relação a todas as políticas públicas. É o que percebi, nesses últimos dias em conversas com pessoas de diferentes classes sociais. -Um fraterno abraço da Maria Lucia. "

Maria Lucia Andrade Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário