quinta-feira, 3 de maio de 2012

BRASIL: Movimento pelo veto de Dilma ao Código Florestal ganha força na internet


O Greenpeace lançou um manifesto em que pede que a presidenta cumpra sua promessa de campanha e vete a seção do texto que concede anistia aos desmatadores. O texto pode ser enviado como mensagem pelos internautas.
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou por 274 votos a 174 (com 2 abstenções) o texto-base do novo Código Florestal com as mudanças propostas pelo relator da matéria, deputado Paulo Piau (PMDB-MG).


Clique aqui para assinar o manifesto

Leia o manifesto na íntegra:

“Presidente Dilma,

Estou muito preocupado em ver que a Amazônia está novamente sob ameaça. Após anos de desmatamento baixo, a floresta voltou a cair sob motosserras e tratores, assim como as populações fragilizadas no campo, vítimas da violência.

Vejo que isso tem ligação com a proposta de mudanças do Código Florestal. Esse texto abre brecha para mais desmatamentos e anistia quem cometeu crimes no passado, sabemos que é possível dobrar nossa produção de alimentos sem precisar desmatar mais. Eu não quero essa lei em vigor e não é o que espero da presidente. Nas eleições, a senhora prometeu que não deixaria um texto assim ser aprovado.

Uma floresta preservada é importante para a biodiversidade, para a sobrevivência das populações que dela dependem, para a agricultura familiar que produz minha comida e para os demais produtores que precisam dos serviços ambientais. A floresta é essencial para controle do aquecimento global, e o Brasil que a senhora governa assumiu um compromisso internacional de redução de suas emissões de gases-estufa. Quero vê-lo cumprido.

Está em suas mãos decidir se a nova lei vai para a frente e se suas promessas – para mim e os demais eleitores, e para o público internacional –  serão realmente cumpridas.

Por favor, vete o projeto do Código Florestal. Você pode salvar a Amazônia e as demais florestas brasileiras da destruição.”
 __________________

_________________________________
LEIA TAMBÉM PARA SE INFORMAR:

2 de maio de 2012

Nelson Marquezelli, um dos maiores exportadores de suco de laranja, integrante da bancada ruralista na Câmara, disse que se estivesse no lugar da presidenta Dilma Rousseff “vetava o texto inteiro”.
O papel dos setores progressistas é fazer pressão, enfrentar ideologicamente os ruralistas e criar um clima para que a presidenta Dilma faça o veto completo desse projeto.
Cegueira tomou conta da maioria dos parlamentares e também de setores importantes do Governo. Não tomam em devida conta as mudanças ocorridas no sistema-Terra e no sistema-Vida que levaram ao aquecimento global.


www.mst.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário